2009, Cinema, Críticas

Watchmen – O Filme (2009)

Uma das melhores adaptações de HQ’s. Maduro e com muito conteúdo “Watchmen – O Filme” se destaca entre os melhores de 2009

Enfim as adaptações de histórias em quadrinhos parecem estar ganhando maturidade, depois do excelente “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, o cinema ganhou mais um belo filme:” Watchmen – O Filme” dirigido por Zack Snyder trata com fidelidade um dos quadrinhos mais famosos de Alan More.

A trama se passa nos anos 80, no período pós-Segunda Guerra Mundial, no período mais crítico da Guerra Fria, onde Estados Unidos e URSS atingiam o auge da Corrida Armamentista, chegando quase á um ponto difícil de ser superado, qualquer deslize por ambas as partes causaria a Terceira Guerra Mundial, porém o fantástico é que se cria uma realidade alternativa, um gênero muito conhecido na literatura e proporcionalmente pouco explorado pelo cinema, outro filme que aposta nessa realidade alternativa é o novo filme de Quentin Tarantino, “Bastardos Inglórios”.

Nesse período pessoas comuns decidem vestir roupas e mascaras e combaterem o crime. Os Watchmen como ficaram conhecidos ganharam grande popularidade até o momento em que uma lei acabou proibindo os atos desses “super-herois” sobre a tutela de Richard Nixon então atual presidente dos EUA.
O Comediante/Edward Blake um dos antigos heróis é assassinado misteriosamente em Nova York e um antigo vigilante Rorschach começa a investigar o crime buscando a Judá de seus antigos companheiros: Espectral II / Laurie Júpiter , Coruja II / Dan Dreiberg , Dr. Manhattan / Jon Osterman.

O jovem diretor Zack Snyder entrou para o mundo de Hollywood depois de produzir o mediano “Madrugada dos Mortos” , mas nada se compara ao sucesso estrondoso que ele atingiu depois da direção e roteirização do tão aclamado “300” . E podemos dizer que mais uma vez Snyder acerta em cheio, é bom deixar claro que Watchmen não poderia ganhar ou nem mesmo concorrer com as franquias Batman, Homem-Aranha no quesito de mercado, bilheteria e popularidade, não é uma história cheia de ações e muito menos que possa ser contada ao publico alvo das maiorias de adaptações: As crianças. O filme tem Censura de 18 anos, por sinal acertadíssimo, tudo isso é mais um ponto positivo para Zack por ter arriscado e digamos que ele acertou.

O filme é muito bom, apesar de um pouco esticado com seus 163 minutos ele consegue fazer você entrar na história, até mesmo a compreender todo o drama ideológico que era vivido nessa época, o roteiro está muito bem montado fazendo você entender o que leva os personagens principais a cometeram suas atitudes, e convenhamos o cinema precisa de originalidade, já estamos cheio de sempre a mesma coisa. Particulamente filmes originais, diferentes, já ganham ponto comigo.

“Watchmen – O Filme” é uma bela experiência visual e em certo ponto cativante pela sua história, não vá esperando uma aventura em que o moçinho tem que salvar a moçinha, os filmes amadureceram, os diretores enfim colocaram psicologia dentro das revista de quadrinhos. Vale a pena conferir essa bela adaptação.

Nota: 8,0


Um comentário em “Watchmen – O Filme (2009)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s