2009, Cinema, Críticas

Contatos de 4º Grau (2009)

Crítica:

Uma enorme surpresa, filme funciona pela narrativa coerente e ótimos sustos retratando de forma diferente um tema tão batido na indústria cinematográfica.

Filmes sobre alienígenas existem para todos os gostos, desde um clássico infantil, “ET – O Extraterrestre” até inúmeros suspenses como “Sinais” e “Guerra dos Mundos”. Entretanto o diretor totalmente novato, Olatunde Osunsanmi, aposta em uma narrativa pouco utilizada. O resultado é um bom filme de terror.

Logo na primeira cena o filme surpreende a todos. O rosto da atriz Mila Jovovich vem aos poucos de um quarto escuro e ela começa a falar:

“Eu sou a atriz Milla Jovovich, e interpretarei a Dra. Abigail Tyler em Contatos de 4º Grau. Este filme é uma dramatização de eventos que ocorreram entre 1º e 9 de outubro de 2000 no nordeste do Alasca, na cidade de Nome. Para melhor explicar os fatos desta história, o diretor incluiu seqüências reais ao longo do filme. Estas seqüências foram obtidas com a psicóloga de Nome Dra. Abigail Tyler, que pessoalmente documentou mais de 65 horas de material de áudio e vídeo à época do incidente. Para melhor proteger a privacidade deles, mudamos os nomes e as profissões de vários dos envolvidos. Cada cena deste filme será baseada, tanto em arquivos de áudio como de vídeo, ou como foi relatada pela própria Dra. Tyler. No final, você decide se deve ou não acreditar. Por favor, tenha em mente que algumas das cenas são realmente perturbadoras………”

Perfeito! Um começo mais aterrorizante que esse é impossível, com essa bela jogada Osunsanmi consegue em poucos minutos fazer você acreditar no que se passará nos próximos 90 minutos de filme. Obviamente (!?) essa história jamais aconteceu, pesquisando mais sobre esse caso descobriremos que nunca existiu uma Dra. Abigail Tyler no Alasca ou seja, todas aquelas cenas mostradas ditas reais, foram o próprio Osunsanmi que bolou. Apesar de no começo se sentir “enganado” vemos como foi uma ótima idéia já valendo o ingresso.

A trama se baseia na Dra. Abigail Tyler (Mila Jovovich), uma psicóloga que acabará de ter seu marido assassinado. Transtornada, Abigail tenta levar sua vida a diante e cuidar de seus dois filhos. Em busca de continuar o trabalho realizado por seu marido, Abigail começa a investigar estranhos acontecimentos de seus pacientes que coincidentemente não conseguem dormir, afirmando ver uma coruja em suas janelas.

“Contatos de 4º Grau” trata sobre abdução alienígena (por isso 4º grau). Os  pacientes da Dra. Abigail seriam abduzidos por seres extraterrestres a cometerem suicídio e matando sua própria família, deixando todo o FBI de mãos atadas, sem qualquer pistas sobre o que está acontecendo.

A forma de narrativa utilizada é baseada em “A Bruxa de Blair”, que revolucionou o gênero do terror, colocando uma pitadinha a mais, pelo fato dos personagens utilizarem uma câmera e filmar todos acontecimento temos uma idéia de veracidade maior do que os trabalhos mais comuns. “Cloverfield – O Monstro” , “REC” , “Quarentena” e “Atividade Paranormal” apostam no mesma formula e de certa forma acertam, realizando filmes satisfatórios.

O filme nos Estados Unidos está dando o que falar, pessoas que residem no Alasca estão completamente indignadas por utilizar fatos reais (os inúmeros casos de desaparecimento realmente existem sendo até hoje um grande mistério para a polícia local e o FBI).

Acreditando ou não, é de se entender que é uma ótima surpresa, um filme que sai ao meio de tantos sucessos pode ser um bom passatempo e um ótimo programa para adoradores do gênero.

Nota: 7,0


2 thoughts on “Contatos de 4º Grau (2009)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s