2009, Cinema, Críticas

Sempre ao Seu Lado (2009)

Crítica:

Emocionante e cativante, somos apresentados a linda história de Hachiko. Um filme feito com carinho e simples. Do jeito que devia ser.

Como é bom assistir um filme como “Sempre ao Seu Lado”, um filme simples, muito bem feito, sem querer ser excessivamente melodramático. O que emociona mais ainda é saber que essa linda história é real. Personagens e narrativa cativantes são os pontos fortes dessa bela história.

A história do filme (real) é sobre um cachorro de uma raça Akita. Hachiko é encontrado pelo professor universitário, Parker (Richard Gere), perdido em uma estação de trem. No começo havia certa resistência da esposa de Parker, Cate (Joan Allen). Porém cativados pela amizade entre Parker e Hachiko a família aceita sua permanência.

Começando uma amizade incrível para os resto de sua vida, Hachiko vai todos os dia a estação de trem com seu dono e o espera até ele voltar do trabalho.

Saber que isso realmente aconteceu nos emociona e nos toca profundamente. Ter conhecimento de uma história tão fantástica nos faz raciocinar sobre varias pontos em nosso cotidiano. A lealdade mostrada por ambos (Hachiko e Parker) é impressionante. Nos faz refletir se um pai e filho conseguem ter uma ligação tão forte. Será que nós, seres racionais teríamos a mesma lealdade?

A história toma vida graças a bela direção de Lesse Hallstrom, que em outros filmes já havia demonstrado seu apreço pelos cães. Em “Minha Vida de Cachorro” ele mostra as dificuldades do ser humano em se relacionar consigo mesmo, mas a facilidade da interação com seu animal de estimação. Hallstrom foi indicado como melhor roteirista por esse filme. Hallstrom ainda dirigiu “Casanova” com Heath Ledger e Sienna Miller; o emocionante “Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador” com os astros Leonardo DiCaprio e Johnny Depp e talvez seu melhor trabalho, “Regras da Vida” com Tobey Maguire, Charlize Theron e Michael Kaine, onde foi indicado a sete Oscars. Acumulando experiência desse sua longa carreira, Hallstrom quis fazer algo e simples e tocante, nada mais do que isso, sem se exagerar em cenas forçadas. A sutileza certa que a história pedia. Um grande acerto.

Richard Gere e Joan Allen também seguem a sutileza certa para que o filme decole. Talentosos os artistas sabiam que não seria preciso um banho de interpretação. O que era preciso e foi alcançado era a simples interação com a história.

A narrativa do filme é bem convincente, começamos com o neto de Parker relatando em sua escola que Hachiko é seu grande herói. Ele é o interlocutor da história, mesmo que por horas despercebido. A ótima idéia de Hallstrom foi em utilizar a visão do cachorro, é algo novo e muito bem pensado. Utilizando cenas em branco e preto, Hallstrom simula por horas o olhar do cachorro, uma ótima cena é quando Hachiko vai rolando no chão e a câmera rolando junto, algo novo se tratando de filmes com animais.

Filmes sobre animais de estimação sempre são um programa para toda a família, agora porém, as produções parecem estar mais amadurecidas. Impulsionadas pelo ótimo “Marley e Eu” os filmes sobre cães principalmente, estão deixando de ser aquela coisa banal onde o cão fala, joga vôlei, é o herói de um resgate e etc…. Pelo contrário, os cachorros estão justificando o ditado de melhor amigo do homem, sendo fieis, leais e mais inúmeras qualidades.

Uma obra para se dar valor, não só á quem tem animais de estimação, mas a todos. O filme mostra o valor da amizade, do companheirismo, do carinho e da lealdade. Adjetivos bem escassos na sociedade atual em que vivemos.

E com um belo gesto, uma mensagem linda que “Sempre ao Seu Lado” passa é impossível não se emocionar. É impossível não chorar com essa linda história de lealdade e amor.

Nota: 8,5


6 comentários em “Sempre ao Seu Lado (2009)”

  1. Esse filme e tão emocionante que quase não paro de assistir.Esse filme fala sobre lealdade e amor sobre o melhor amigo do Homen Hachiko e o numero 8 em japonês e também da sorte

  2. Lealdade, amor e companheirismo são qualidades dfíceis de serem encontrados, o filme “Sempre ao Seu Lado” nos mostra que, os sentimentos indicados acima são mais fáceis de serem encontrados nos animais e, raramente em algumas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s