Gente Grande (2010)

A reunião entre os “grandes astros” da nova geração de comediantes, apenas mantém o mesmo nível de seus projetos solos.

Todo mundo já deve ter visto, ou no mínimo ouvido falar, o recente projeto de Sylvester Stallone, “Os Mercenários”. O eterno Rocky Balboa decidiu reunir os principais brutamontes que estrelaram filmes testosteronas na década de 80 e realizar uma espécie de homenagem aos fãs do gênero. Em proporções infinitamente inferiores, Adam Sandler incorporou o espírito de Rambo e decidiu reunir os “maiores astros” desta nova geração de comediantes. Além do produtor e protagonista, “Gente Grande” conta com Chris Rock (“Um Pobretão na Casa Branca”), Kevin James (“Eu os Declaro Marido e Larry”) e Rob Schneider (“Animal”).

Sejamos francos, esse rótulo de astros de comédia é forçado. Mesmo que Sandler e Schneider estejam a anos produzindo filmes fracos, mas ainda assim, permanecendo em meio aos principais holofotes quando o assunto é comédia, existe gente muito mais talentosa do que a turma do filme aqui em questão. Então nada mais justo que a reunião entre os “super” comediantes, mantenha a mesma média que seus trabalhos solos….

Lenny (Adam Sandler), Eric (Kevin James), Rob (Rob Schneider), Marcus (David Spade) e Kurt (Chris Rock) foram grandes amigos na infância e depois da morte do antigo treinador de basquete, ainda da época em que estudavam juntos, voltam a se reunir para passar o fim de semana de 4 de Julho juntos. Tendo a chance de conhecer a família de seus amigos e relembrar os bons e velhos momentos, os cinco amigos decidem reviver os anos de glória da antiga equipe colegial de basquete.

A principal engrenagem de “Gente Grande” é esta reunião entre velhos amigos que não se encontravam há décadas. Então o filme aposta em exaltar a amizade entre os cinco parceiros e em um autoconhecimento, como por exemplo, o personagem de Adam Sandler percebe o quão mimado são seus filhos. Não pelo fato de ser uma premissa comum, mas todo este sentimentalismo não surtiu o efeito desejado pelo diretor Dennis Dugan, que já havia trabalhado com todos os cinco pilares principais da produção: Rob Schneider e David Spade em “Os Esquenta Banco”; Chris Rock, Adam Sandler e Schneider em “Zohan – O Agente Bom de Corte” e com quase todos eles em “Eu os Declaro Marido e… Larry!”.
Então o novo filme de Dennis Dugan mantém uma pegada diferente de seus outros trabalhos, mesmo que o resultado seja praticamente o mesmo.

Em “Gente Grande” os cinco personagens principais ficam fazendo piadinhas idiotas e sem graças, mas dentro da própria trama do filme, onde todos em sua volta sabem de tais ironias. Tentando ser mais claro, não é uma comédia onde somente com um olhar externo (do público) se torna algo engraçado, tanto que se tivéssemos que apontar quem mais está se divertindo, com certeza indicaríamos os próprios atores.
O roteiro elaborado pelo próprio Adam Sandler, em parceria a Fred Wolf (“A Casa das Coelhinhas”), se preocupa muito mais em passar um clima teoricamente agradável do que piadas eficientes que sejam minimamente capazes de entreter o público.

Desapontando em quase toda sua projeção e exagerando demais em um sentimentalismo barato – em escala enorme em seus últimos minutos – “Gente Grande” mesmo com a reunião entre os supostos mestres em entreter, não alcança o nível de uma comédia minimamente engraçada e não acrescenta nada ao currículo – já fraco – de seus protagonistas.

Nota: 3,0

por Filipe Ferraz

2 comentários Adicione o seu

  1. Giovanni Deri disse:

    Assisti esse filme no cinema, e posso dizer que vale a pena assistir. Achei muito engraçado, não é o tipo de filme que vc fica sem dar risada. As cenas engraçadas são distribuídas no tempo certo, fazendo com que o filme não se torne entediante. Além das cenas de comédia, percebe-se que o filme tem história.
    Um ótimo filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s