2010, Cinema, Críticas

Um Parto de Viagem (2010)

Todd Phillips e Zach Galifianakis estão de volta e agora, com a ajuda de Robert Downey Jr., entregam mais uma comédia acima da média.


Ano passado Zach Galifianakis passou o tempo todo levando no colo um bebê trajado com estilosos óculos de sol. Agora em 2010, ele não larga Sonny, seu cachorro e fiel escudeiro de muitas situações, digamos diferentes. Foi no ano passado também que o diretor Todd Phillips surpreendeu a todos com o politicamente incorreto e sucesso de bilheteria e crítica, “Se Beber, Não Case”. A dupla agora retoma a parceria em um filme com uma temática parecida, apostando nas figuras de seus protagonistas e principalmente, entregando um clima envolvente.

O que fez com que ‘Se Beber, Não Case’ atingisse o seu sucesso, foi não utilizar a infeliz tática em se preocupar apenas com piadas isoladamente eficientes, mas que pouco acrescentam a trama. Arredondando: Pegar um livro de Ary Toledo e colocar suas piadas em um filme, sem nenhuma conexão.
O filme anterior de Phillips e o seu mais novo e excelente trabalho, “Um Parto de Viagem” atingem o êxito porque eles são Filmes, com F maiúsculo, e não um amontoado de piadas ou situações esquizofrênicas. A trama é envolvente e as situações hilárias são inseridas na produção de forma cuidadosa e aí sim, quando chega à vez das piadas entrarem em ação, conseguimos as tão esperadas gargalhadas.

Peter (Robert Downey Jr.) é um arquiteto já com sua vida garantida que está em uma estressante e cansativa viagem de negócios. Mas nada tão estressante quando ele conhece o infantil e aspirante a ator, Ethan (Zach Galifianakis). Graças a um mal-entendido no avião, os dois são colocados na lista de excluídos do vôo. Sem documentos e dinheiro, Peter só encontra uma alternativa para retornar a Los Angeles e presenciar o nascimento de seu primeiro filho: Pegar uma carona com Ethan e claro, de seu parceiro Sonny, cachorro de raça Bulldog francês que tem certas atitudes um tanto quanto estranhas. A união entre Ethan e Peter levará os dois aos seus extremos: Infantilidade e paciência.

O roteiro escrito por Alan R. Cohen, Alan Freedland, Adam Sztykiel e pelo próprio Todd Phillips não se preocupa em ser original, e deixa claro isso. Quantas vezes já não vimos um ‘road movie’ e personagens que inicialmente se odeiam mas que depois se tornam amigos? Inúmeras e cansativas vezes, porém o grande mérito de ‘Um Parto de Viagem’ é mesmo com uma história simples, conseguir desenvolver uma atração pelos acontecimentos na trama. Durante os primeiros vinte minutos o filme vai lhe ‘adestrando’ e tentando lhe passar qual será o tom do filme. Se os minutos iniciais forem palpáveis sem dúvida o restante será eficiente.

Grande parte dos méritos de ‘Due Date’ deve ser creditada a dupla Zach Galifianakis (“Força G”) e Robert Downey Jr (“Homem de Ferro”). Um arquiteto renomado e um projeto de ator que leva as cinzas de seu falecido pai dentro de uma lata de café. São incríveis diferenças que os atores conseguem reproduzir com fidelidade: Downey Jr. apresenta a figura de um cara maduro, Galifianakis age como uma completa criança. A química entre os protagonistas é um dos grandes pontos fortes do filme.

Ótima trilha sonora, grandes tomadas (Grand Canyon), com cenas emocionantes – como uma das perseguições de carro – e claro, sem deixar de lado o politicamente incorreto, “Um Parto de Viagem” mesmo não possuindo nada de original consegue se sair muitíssimo acima da média das inúmeras comédias que saem a cada semana. Todd Philips já havia encontrado a fórmula para a eficiência (Zach Galifianakis e uma trama envolvente), bastou então convidar Robert Downey Jr. para repeti-la.

Nota: 8,0

por Filipe Ferraz

3 comentários em “Um Parto de Viagem (2010)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s