O Turista (2010)

As estrelas de Johnny Depp e Angelina Jolie não são suficientes para aguentar os sucessivos erros de ‘O Turista’


A pouco menos de uma semana, Los Angeles era o centro das atenções, onde o Beverly Hilton Hotel concentrava as maiores celebridades que Hollywood orgulhosamente possui. Deixando de lado a polêmica por parte da apresentação de Ricky Gervais, um dos principais fatores que avacalharam ainda mais a apresentação foi a presença de filmes inexplicáveis estarem entre os nomeados. E não é a toa que faço lembrança a este fato, afinal, “O Turista” está entre os principais motivos de tais reclamações.
Tudo começou com sua conturbada estréia nos Estados Unidos, onde a Sony, sua distribuidora, não disponibilizou uma pré-estreia para imprensa, logo de cara, já gerando um mal-estar entre ambas as partes. Terminado então os noventa minutos de projeção, estes equívocos ‘externos’ se aliam aos problemas estruturais de ‘O Turista’, fazendo com que nem mesmo os astros Johnny Depp e Angelina Jolie sejam capazes de amenizar seu grande fracasso.

Frank (Johnny Depp) é um professor americano que vai à Itália passar férias depois de uma desilusão amorosa. Tudo o que ele queria era ficar sozinho, mas numa viagem de trem conhece Elise (Angelina Jolie), uma estrangeira misteriosa, e acaba se envolvendo com ela. Paralelamente, passa a ser perseguido pela máfia russa depois de confundido com alguém que os roubou dinheiro. Veneza e Paris dão a ambientação perfeita para intensificar o romance de Frank e Elise, no entanto, a relação deles está inserida num jogo perigoso e mortal.

Pisando pela primeira vez em uma produção de Hollywood, o diretor do sucesso “A Vida dos Outros” vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Florian Henckel von Donnersmarck erra feio nesta sua nova empreitada. Conseguindo a adesão de dois superstars, e regravando o filme francês de 2005 “ Anthony Zimmer – A Caçada ”, tudo começa com um roteiro difícil de engolir, dando passos cada vez mais absurdos e que, piorando, parecem não serem levados a sério. E olhem que ‘O Turista’ conta com roteiristas vencedores do Oscar, Julian Fellowes (“Assassinato em Gosford Park”) e Christopher McQuarrie (“Os Suspeitos”), porém que realizam um trabalho pavoroso com furos e artimanhas risíveis.
Ver Johnny Depp sem interpretar um personagem estranho é… difícil. Conseguindo ser um personagem mais tapado que o de John C. Reilly em “Chicago”(porém no musical de Rob Marshall, a ‘inocência’ se encaixava completamente), Depp não consegue nem mesmo se expressar, e mesmo em um personagem ‘normal’, acaba aderindo maneirismos de seu maior personagem, Jack Sparrow, como por exemplo, em sua fatídica fuga em cima do telhado de uma casa: Você enxergará Sparrow de pijama!!
Angelina Jolie esbanja sensualidade, mas que também, não consegue salvar toda a fraqueza existente em ‘O Turista’. Paul Bettamy (“Legião”), Timothy Dalton (“Chumbo Grosso”) e Rufus Sewell (“O Amor Não Tira Férias”) são pouco aproveitados.

Utilizando posicionamentos de câmera cafonas, como ao em muitas vezes utilizar o reflexo do espelho para mostrar um outro ‘ângulo’, Florian Henckel von Donnersmarck jamais consegue passar um clima de seriedade, ‘relevando’ até mesmo a escolha da HFPA em classificar ‘O Turista’ como uma comédia. A terrível trilha sonora que contribui e muito para tirar todo o clima de thirller supostamente vendido pela produção é composta vejam só, pelo excelente James Newton Howard, parecendo ter sido colada da trilha de ‘Dumbo’ e jogada em cima de um, repito, suposto thriller.

“O Turista” tinha tudo para dar certo: Um diretor vindo de um grande sucesso; roteiristas e compositor premiados; belas tomadas em Veneza e claro, a dupla de astros Johnny Depp e Angelina Jolie. Porém, parecendo um trabalho que fora feito as pressas, nenhum desses suportes consegue aguentar e suportar os graves equívocos de uma das maiores decepções do ano.

Nota: 3,5

por Filipe Ferraz

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s