A Grande Beleza (2013)

La Grande Bellezza

Direção: Paolo Sorrentino
Roteiro: Paolo Sorrentino (história e roteiro), Umberto Contarello (roteiro)
Gênero: Drama
Origem: Itália
Duração: 150 minutos
Tipo: Longa-metragem
Elenco: Toni Servillo, Carlo Verdone, Sabrina Ferilli, Carlo Buccirosso, Iaia Forte, Pamela Villoresi, Galatea Ranzi, Franco Graziosi, Giorgio Pasotti, Massimo Popolizio

Sinopse: Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance “O Aparelho Humano”, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.

Premiações: Vencedor de 1 Oscar: Melhor Filme Estrangeiro

Paolo Sorrentino filma de maneira hipnotizante, construindo cenas (com o auxílio do diretor de fotografia) irretocáveis e magníficas. A Grande Beleza brinca com a própria criação de conteúdo artística, utilizando o dia a dia de Jep Gambardella (Toni Servillo espetacular) em sua vida envolto de festas, celebridades e reconhecimento artístico como um grande e extenso livro vazio. Os personagens são emocionalmente vazios e artificiais (o que dentro do filme é um acerto) e compõe toda a estrutura e metalinguagem de Sorrentino em sua grande pergunta: O que de fato é beleza?.

★ ★ ★ ★ ★

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s