2016

A 13ª Emenda (2016)

13th

Direção: Ava DuVernay
Roteiro: Ava DuVernay (roteiro), Spencer Averick (roteiro)
Gênero: Documentário
Origem: Estados Unidos
Duração: 100 minutos
Tipo: Longa-metragem
Sinopse: Um olhar sobre o sistema prisional dos Estados Unidos e como ele reflete o histórico de desigualdade racial na nação.


OPINIÃO

Numa sociedade onde em pleno 2017 ainda nos chocamos com atrocidades como as manifestações Nazista em Charlottesvill, ou o grupo de historiadores de Facebook – formados na Faculdade Jair Bolsonaro – que decidem contrapor toda a linha acadêmica de historiadores e afirmar que o Nazismo é um movimento de Esquerda, um documentário como A 13ª Emenda é absolutamente essencial.

Indo afundo no problema carcerário dos Estados Unidos, e como estes lucram cada vez mais com a “indústria” das prisões, a diretora Ava DuVernay  (do excelente Selma: Uma Luta Pela Igualdade) escancara o racismo nem tão oculto praticado por governos conservadores e com viés econômicos (como o escandaloso ALEC) e aprofunda-se no problema enraizado na sociedade culturalmente racista e conservadora como um todo.
O documentário ainda permite-se discutir os problemas das drogas como uma discussão social e de saúde pública – e não criminal, como querem te fazer engolir goela abaixo.

E se um pingo de esperança havia se instalado, a eleição de Donald Trump – Republicano, fascista, da extrema Direita conservadora – de mãos dadas com Militares e com o viés econômico em primeiro plano, coloca por água abaixo o processo de reformulação. Que ao menos sirva de exemplo aqui no Brasil (que doce ilusão…)

★ ★ ★ ★ ★

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s